terça-feira, 12 de janeiro de 2010


Identidade
Nacional
  • Ano de adesão à União Europeia: Membro fundador
  • Sistema político: República
  • Capital: Paris
  • Clima: Temperado
  • Superfície total: 550 000 km²
  • População: 64,3 milhões de habitantes
  • Moeda: euro

1.História (Sara)
Os francos foram uma tribo germânica originária de uma região do território onde hoje se situa a Hungria. Na época da decadência do Império Romano, o imperador Juliano, para pacificar esta tribo, cedeu-lhes a Gália, e os francos incorporaram-se ao império como um aliado federado. Na época do seu apogeu, o reino dos francos abarcou a maior parte do actual território da França e parate do que é hoje a Alemanha. Este povo germânico uniu-se aos gauleses, e ambos os grupos indo-europeus contituíram a origem do que séculos mais tarde seria a nação francesa. No entanto, os francos deixaram uma marca mais forte do que os gauleses, pelo menos no nome do país, porque França significa "terra dos francos". A Gália foi conquistada pelos Romanos no séc. I a.C., e os gauleses acabaram por adoptar a cultura e línguas latinas. O Cristianismo instalou-se durante os séculos II e III. Apesar da monarquia francesa ser muitas vezes datada do séc.V, a existência contínua da França como uma entidade separada começa com a divisão do império Franco de Carlos Magno em uma parte leste e uma parte oeste. A parte do leste pode ser considerada como o começo do que é a actual Alemanha e a parte oeste como França.Os sucessores de Carlos Magno dirigiram a França até 987, quando Hugo Capeto, Duque de França e conde de Paris, foi coroado Rei de França. Os seus sucessores, a dinastia dos Capetos, dirigiram a França até 1789, quando a Revolução Francesa instalou uma República, numa época de mudanças radicais.


França chegou ao século XX como um país em transição política constante, passando, diversas vezes, por diferentes regimes políticos, piorando a sua imagem a nível mundial ( sendo que não possuía tantas colónias como a Inglaterra que tinha um vasto império que agregava 1/4 do mundo). Com a II Guerra Mundial (1939-1945), em 1940 a Alemanha declarou guerra à França e invadiu o país. Após apenas 43 dias de combate, os franceses renderam-se e precisaram da ajuda de aliados ( Reino Unido e EUA) para sua libertação. Apesar disso, no final da guerra, a França obteve o estatuto de membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, conseguiu entrar no restrito clube de potências nucleares e foi, juntamente com a Alemanha, o principal incentivador da criação da Comunidade Europeia.



2. Política (Catarina)

A França é uma República democrática semipresidencialista. Uma República Democrática semipresidencialista é uma república na qual o Presidente e o Primeiro-Ministro por este nomeado compartilham o poder, no dia-a-dia do Governo. A residência oficial do Presidente da Republica é o Palácio do Eliseu, e a do Primeiro-Ministro é no Palácio Matignon. O Parlamento de França é bicameral, isto é, é dividido em duas partes: o Senado, no qual o povo não tem poder, e a Assembleia Nacional, elegida pelo voto popular. Em termos de relações internacionais, a França foi um dos seis países que criaram a CECA (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço) e que actualmente se chama União Europeia. Esta é constituída por 27 países, que colaboram entre si em vários aspectos, mas maioritariamente económicos.


3. Subdivisões (regiões, divisões, administrativas, províncias) (Sara)

França esta dividida em 26 regiões administrativas. 22 estão na França Metropolitana e 4 são regiões ultramarinas. As regiões estão subdivididas em 100 departamentos que são numerados. Esse número é usado em códigos postais e placas de matrícula entre outros. Cerca de 100 departamnetos estão subdivididos em 341 circunscrições, que são, por sua vez, subdivididas em 4032 cantões. Esses cantões estão divididos em 36 680 comunas que são municípios com um conselho municipal eleito. Municípios taiscomo: Paris, Lyon e Marselha também estão subdivididas em 45 circunscrições municipais. O Reino de França esteve organizado em províncias ate 4 de Março de 1790 , depois foi suplementado pelo sistema de departamentos. As regiões, departamentos e comunas são todos conhecidos como colectividades territoriais o que significa que eles possuem assembleias locais, bem como um executivo. Arrondissements e cantões são divisões meramente administrativas.

4. Geografia (Sara)

França é um país repleto de paisagens, que vão das planícies costeiras do Norte e do Oeste, onde o país tem litorais no Mar do Norte e no Oceano Atlântico, às Cadeias Montanhosas do Sul (Pirinéus) e do Sudoeste (Alpes). Os Alpes são uma cordilheira que contém o ponto mais elevado da Europa Ocidental:o Mont Blanc - com 4 808m de altitude. Esta medida da cordilheira dos Alpes varia um pouco de ano para ano, em função das condições atmosféricas. No centro do país encontram-se outras áreas de altitude, como por exemplo o Maciço Central e grandes bacias fluviais, como as do Rio Loire, do Rio Ródano, do Rio Garonnee do Rio Sena.Em França também se encontram: o maciço dos Vosgues, do Jura e dos Ardennes.

NOTA: Maciço- disposição irregular de montanhas que formam conjunto de elevações ramificadas em vários sentidos.
Pela forma do seu território, França é comparada a um hexágono, cujos vértices e lados são: Dunkerque, Estrasburgo, Mónaco, Perpignan, Biarritz e Brest.

Relevo
As planícies ocupam 2/3 da superfície total.
Costa Marítima: Existem quatro espaços marítimos: o Mar do Norte, o Canal da Mancha, o Oceano Atlântico e o Mar Mediterrâneo. França possui 5 500km de margens costeiras.

Clima
A França tem três tipos de clima: Clima Oceânico (a Oeste), Clima Mediterrâneo (a Sul) e Clima Continental (Centro e Leste).

5. Economia (Catarina)
A Economia francesa é muito desenvolvida, sendo uma das mais ricas.
Até ao século XIX, a sua economia foi maioritariamente agrícola. Em meados desse século desenvolveu-se com as recentes descobertas e em 1950, era muito moderna.
Em 1950, impuseram-se algumas medidas protectoras a esta face aos estrangeiros que mais tarde foram abandonadas devido á economia desenvolvida, moderna e muito competitiva em que se tinha tornado.
Vêem de frança algumas das maiores marcas de : automóveis, indústria mecânica, eléctriva e química (estas com grande concentração financeira), e alimentalícias. Também, como potência militar, desenvolveu a indústria do armamento. Têm uma grande tecnologia de ponta: informática, elétrónica e aeronáutica. Em termos de PIB nominal, a França é hoje o 5º país na lista: em 1º estão os Estados Unidos, seguidos de Perto pelo Japão, Alemanha e China.

6. Demografia (Catarina)



Em Janeiro de 2010, a população mundial de França era de cerca de 65,4 milhões, sendo que cerca de 17% vivem em redor de Paris. A taxa de crescimento é de cerca de 0,55 %.

-O PIB em poder de compra equivalente (PPP) é de cerca de 35,375 mil dólares por capita.
- A população economicamente activa é 25 milhões.
- Cerca de 20% da população passou dos 60 anos.
- A taxa de desemprego está nos 9%.

A religião que mais cresce neste país é a muçulmana (3,5 milhões de pessoas, 6% da população) e cerca de 31% dizem-se ateus ou agnósticos.

7. Religião (Sara)

A população francesa é uma população muito rica no que diz respeito à religião.
As várias religiões são:
- Religião Católica;

- Religião Ateísta;
- Religião Islâmica;
- Religião Protestante;

- Religião Judaica;
- Budistas;
- Religião Ortodoxa;
- Outras... .


8. Cultura
8.1. Divisão Linguística (Sara)

O idioma oficial em França é o Francês. Esta língua destacou-se nos princípios da Idade Média em relação às outras línguas. Por vezes, nas escolas são ensinadas outras línguas secundárias como o Catalão, o Bretão o Corso, o Ocitano, o Provençal, o Franco-Provensal, o Basco e o Alsaciano.

8.2. Sistema Educativo (Catarina)
O sistema educativo francês é público e laico da Maternelle o Lycée. Dos 6 aos 16 anos é obrigatória, sendo que a Maternelle é o equivalente á pré-primária (2 aos 5 anos), a École Primaire ou Élementaire correspondendo aos 4 primeiros anos do ensino básico (6 aos 10 anos), o Collège aos 4 últimos anos do ensino básico (11 aos 15 anos) e o Lycée ao ensino médio ou secundário (16 aos 18 anos).A Université é a Universidade.
Todo o sistema educativo é centralizado e controlado pelo Ministério da Educação, que tem o orçamento mais alto do que qualquer outro ministério.

8.3. Turismo (Museus, Arquitectura, Teatros, Parques e Jardins) (Sara)

Museu do Louvre

O Museu do Louvre, instalado no Palácio do Louvre,em Paris, é um dos maiores e mais famosos museus do mundo. Localiza-se no centro de Pari,entre o Rio Sena e a Rue de Rivoli. Neste museu encontra-se o quadro de Mona Lisa, a Vitória de Samotrácia, a Vénus de Milo, enormes colecções de artefactosdo Egipto, da civilização Greco-romana,artes decorativas e aplicadas e numerosas obras-primas de grandes artistas da Europa tal como Ticiano, Rembrandt, Michelangelo, Goya e Rubens. Este museu foi o mais visitado do mundo em 2007, com 8,3 milhões de visitantes.



Museu de Orsay

O Museu de Orsay situa-se
também em Paris (tal como o Museu do Louvre), na margem esquerda do Rio Sena. Nele encontram-se na maioria, pinturas e esculturas da Arte Ocidental entre 1848 e 1914. A exposição de várias obras de grandes pintores e escultores tal como Vicent Van Gogh, Monet, Degas, Maurice Denis, Odilon Redon e Jean-François Millet são permanentes. Entretanto vão ocorrendo durante o ano outras exposições temporárias.



Teatro Odéon

Para saber mais informações sobre o Teatro Odéon clique no seguinte site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Teatro_Od%C3%A9on

Ópera Garnier

A Ópera Garnier ou Palais Garnier é uma casa de ópera localizada em Paris. É o 13ºteatro a "hospedar" a Ópera de Paris. O edifício é considerado uma das mais belas obras-primas da arquitectura daquele tempo e foi contruído através do estilo neobarroco.




Torre Eiffel

Esta famosa Torre foi inaugurada a 31 de Março de 1889. O governo de França planeou fazer uma exposição mundial e anunciou uma competição de design arquitectónico para um monumento que seria construído no Champ de Mars, no centro de Paris. O comité do centenário escolheu o prjecto do engenheiro Gustave Eiffel. Assim sendo a torre passou a chamar-se "Torre Eiffel". Tem 324m de altura e 10.000 toneladas. É o monumento pago mais visitado no mundo. O seu estatuto de ícone é tão grande que serve como símbolo para toda a Nação de França.

Arquitectura

Na França a arquitectura é muito bonita. Os franceses inventaram o estilo gótico. Um exemplo do estilo gótico é a Catedral de Notre Dame ou Estrasburgo. Mais tarde, vindo da Itália, o Renascimento foi uma época muito importante em relação à arquitectura. Esta ficou a chamar-se arquitectura greco-romana. Passaram a haver elementos como: a Cúpula, Abóbada de Berço, colunas com estilos (dórico, jónico e coríntio), e Arco de Volta Perfeita. Esta arquitecturaprocurava o equilíbrio geométrico da construção que se caracteriza pela horizontalidade. A arte barroca(também de origem italiana) e o rococó (origem francesa) têm obras magníficas na França. Exemplos dessas construções: Palácio do Louvre e o Panteon de Paris. Gustave Eiffel ficou muito conhecido com a famosa Torre Eiffel e foi um importante arquitecto na História da França.


Disneyland Resort Paris - Parque Temático

A Disneyland Resort Paris é um parque temático que atrai principalmente crianças e adultos. A experiência é magnífica, pois aquele fantástico parque temático envolve todas as figuras da Disney tanto mais antigas como as mais recentes. Tem cerca de sete hoteis e o resort está dividido em quatro partes: Disney Village, Disney Studios, Disneyland Park e Golf Disneyland.
No Parque Walt Disney Studios, encontra-se o fantástico mundo dos Bastidores de Cinema, da Televisão e da Animação. Pode-se descobrir todos os truques e segredos de como pequenos contos se transformam em fantásticos filmes da Disney. É composto por quatro zonas: Front Lot, Toon Studio, Prodution Courtyard e Backlot que tem várias atracções divertidas e espectáculos fantásticos todos os dias. No Disney Village encontram-se bares, restaurantes e lojas. O Disneyland Park é o parque principal em que todos os sonhos dos mais pequeninos se tornam realidade e há diversão ao máximo! Está dividido em cinco pertes mágicas: Main Street, U.S.A; Discoveryland; Fantasyland; Adventureland e Frontierland. O Golf Disneyland destina-se mais aos adultos, que podem jogar golfe.

Jardin du Luxembourg

Este jardim é o maior parque público da cidade de Paris com mais de 224 mil m2 e actualmente pertence ao Senado de França que está instalado no Palácio do Luxembourg. O jardim está decorado com exuberantes estátuas e pequenos lagos.


8.4. Gastronomia (Catarina)
A imagem de marca da França são os vinhos e queijos conhecidos e consumidos mundialmente. Dos queijos, os mais famosos são o Brie, de textura mole e crosta muito branca, o Camembert, derivado do Brie e parecido com este e o Raquefort, com fungos injectados na própria massa.

Os vinhos são outra parte importante da gastronomia francesa. Havendo muitas zonas vinívolas diferentes em França, muitas delas diferem em clima, influenciando o vinho. Os factores destes cinhos são essencialmente o clima, o próprio produtor e a região.

A cerveja é outra bebida popular, especialmente entre os jovens. No Verão, outra bebida muito popular é o partis, aromatizado com sementes de anis e refrescante.
Em Paris, a comida disponível ao visitante deriva dos mais finos restaurantes onde s
e pode comer um pato com laranja, ou um simples café onde se pode degustar uma codorniz com batatas.
A cozinha parisiense assim como a francesa, é normalmente analogia de excelência e requinte. Esta vai dos pratos principais aos doces e bombons, que são um dos maiores símbolos desta cozinha. Os mnacarons, por exemplo, são uns doces criados em meados do Renascimento e que consistem em suspiros feitos com farinha de amêndoa,
recheados com geleia ou chocolate.

8.5. Música, Pintura e Escultura (Catarina)

Música

A partir do ano 1000 que a música francesa se destacou no canto gregoriano. No período de em que se desenvolveu a música francesa, Os Juramentos de Estrasburgo é a obra lírica mais importante.Na França nasceram grandes trovadores do séc.XII. No periodo do Romantismo, Paris e França convertem-se no centro musical, mantendo-se assim até á actualidade, com compositores e músicos como: Edith Piaf, Vanessa Paradis, Sergé Gainsbourg e LaRoux.

Pintura

Enquanto no séc.XVII se destacaram os pintores clássicos como Poussin e Lorrain, no séc.XVIII e com o estilo rocócó destacaram-se Watteau, Boucher e Fragonard. O Romantismo é marcado por figuras como Géricault e Delacroix. No final do séc. XIX Paris, convertida em capital da pintura, viu aparecer, precedido da obra de Édouard Manet, o Impressionismo (Toulouse-Lautrec, Gauguin e Cézanne).Muitos movimentos depois surgirão (Cubismo, Fauvismo) até ao declínio de Paris enquanto centro pictórico mundial, após a II Guerra Mundial.

Escultura

Na França, a escultura evoluiu por diversos estilos, destacando-se os seguintes: pré-histórico, romano, cristão, românico, gótico, renascentista, barroco e rocócó, neoclássico ( Frederic Auguste Bartholdi:Estátua da Liberdade), Romântico (Auguste Rodin: O Pensador) e os contemporâneos.


8.6. Desporto (Sara)

Em termos de desporto, a França tem alguns bastantes interessantes tais como: caminhar ou esquiar nos Alpes ou nos Pirinéus, praticar kitesurf, windsurf ou surf, o hipismo, a equitação e o ciclismo. Existe uma grande competição de ciclismo realizada em França chamada "Tour de France" ou "Volta à França". Esta competição é disputada no mês de Julho e o seu percurso é composto por mais de 3000km de estradas irregulares e montanhosas. Também são muito conhecidos o Thierry Henry e o Zinédine Zidane, que fazem parte da Selecção Nacional do futebol de França.